Autor

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROJETO LIXO


INTRODUÇÃO

Cabe, inicialmente, ressaltar que no decorrer da jornada pedagógica, entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2011, foi proposto pela coordenação, votado e aceito pelos professores da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira o desenvolvimento, por exemplo, de projetos, de atividades sobre a temática “lixo”. O presente projeto pretende corresponder com a proposta citada anteriormente.
Faz-se necessário compreender com mais profundidade o tema deste projeto, isto é, sobre o lixo. Sendo assim é de suma importância recorrer aos intelectuais que estudam sobre o referido assunto. Neste sentido que selecionou-se as seguinte tese e dissertação.
Primeiramente, enfatiza-se a tese de doutorado intitulada “Arqueologia do Lixo: Um estudo de caso nos depósitos de resíduos sólidos da cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo” (2006) de Andre Wagner Oliani Andrade. A presente tese contribuirá com esta atividade no esclarecimento de termos que circundam o tema lixo. Pode-se destacar, entre os termos: compostagem, cultura material, lixão, lixo, reciclagem e resíduos. Este último é mais usado pelos pesquisadores quando se referem ao “lixo”.
Em seguida destaca-se a dissertação de mestrado de Declev Reynier Dib-Ferreira com o título “As diversas visões do lixo” (2005). Na referida pesquisa o autor apresenta a relação das pessoas com o lixo, percebendo, por um lado, que existem pessoas do Rio de Janeiro (cidade onde ocorreu o estudo) subestimam o valor do lixo, vendo-o, ainda, com desprezo, nojo e etc. Por outro lado, outros indivíduos, não considera o lixo um vilão e sim um meio de subsistência.    
Considerando-se como divisor de águas a revolução industrial é perceptível a mudança na produção do lixo, sendo mais claro o lixo orgânico produzido antes da industrialização era mais fácil absorção pela natureza, porém os produtos industriais, por exemplo, o papel e o plástico têm duração longa na natureza. Segundo Dib-Ferreira,
A geração de resíduos é inerente às atividades humanas desde os primórdios, quando esta produção se baseava em material orgânico – restos de comida –, facilmente degradados e reabsorvidos pela natureza. Com o advento da Revolução Industrial e, posteriormente, após a II Grande Guerra Mundial, quando houve a grande expansão do consumo, os resíduos se modificaram em quantidade e composição, tornando-se um dos grandes problemas socioambientais da atualidade (2005, p. 7).

Desta forma estudos e atividades educativas que abordem a temática lixo se faz necessário para conscientizar e estimular a comunidade escolar a contribuir na redução de resíduos que degradam a natureza.
 



 





7 comentários:

  1. Acredito que iniciativas como essas só amentam a perspectiva das pessoas que ja não estão mais tendo tempo. Pois sempre é tempo de estudar e aumentar conhecimento

    ResponderExcluir
  2. Aluno: WILSON BONFIM N°103 1º FASE A NOTURNO
    Acredito que com essa forma de abordar esse tipo de projeto, e atividades educativas que abordem o tema lixo se faz necessário para conscientizar e estimular a comunidade escolar a contribuir na redução de resíduos que degradam a natureza.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: JANY MEIRE RODRIGUES Nº92 1º FASE A Para mim é de suma importância recorrer aos intelectuais que estudam sobre o referido assunto.

    ResponderExcluir
  4. ALUNA SANDRA ALVES.


    Foi uma experiencia unica assistir o documentario sobre a arte e o lixo, de VICK MUNIZ artista de uma visão espetacular, me proporcionou mesmo de longe , emoções fortissimas, que me sensibilizou para a importancia que aquelas pessoas que trabalham com reciglagem tem neste mundo tão superficial e consumista em que vivemos...quanto valor tem nossa escola ,me orgulho a cada dia de compartilhar tudo que voces podem nos oferecer...obrigada.

    ResponderExcluir
  5. esse documentario do lixo foi muito bom nos encinou sobre os direitos que nós temos e que devemos dar valor para as pessoas que trabalham com reciclagem tem valor foi muito bom parabens

    ResponderExcluir
  6. eu achei lindo maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. O Professor Marcelo é o mais legal da Escola OTO.

    ResponderExcluir